Para o preparo de quase todos os alimentos que consumimos utilizamos água. Mas muitas pessoas ainda acreditam que cozinhar os alimentos com água da torneira é um processo seguro, uma vez que a água fervida mata todos os microorganismos nocivos a saúde, mas se esquecem do cloro.
Aproximadamente 70% do corpo humano é composto por água, porém, boa parte desse líquido é eliminado diariamente por meio da respiração, da urina e do suor. Essa é uma forma do nosso corpo eliminar as toxinas, por isso é de extrema importância repor tudo o que foi perdido, mantendo o corpo sempre hidratado.
Mas a reposição do líquido deve ser feita não somente através da água em si, mas também pelos alimentos que ingerimos.
Se utilizarmos nas refeições essa água da torneira ou de algum filtro que não diminua a quantidade de cloro, que não é nada saudável, logo estaremos colocando e acumulando a substância em nosso corpo sem percebermos.
Além disso, cozinhar com uma água que contém grandes quantidades de cloro, faz com que mais de 70% dos nutrientes e vitaminas dos alimentos sejam eliminados.
Tanto no momento de cozinhar o alimento, quanto na lavagem dos mesmos, como frutas e legumes, devemos tomar muito cuidado.

Lavagem de frutas, legumes e verduras:

Alimentos como frutas legumes e verduras necessitam de lavagem e desinfecção apropriadas, especialmente aqueles que forem ser servidos crus:
Para iniciar esse processo, é importante preparar o local (pia, cuba, panela e etc.) para se fazer a higienização dos vegetais. Tudo deve estar limpo e desinfetado. Deve-se também, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, antes de iniciar o preparo dos alimentos e após qualquer interrupção.
Acompanhe os próximos passos:
1) Selecione quais os vegetais, retirando as folhas, legumes e frutas danificadas.
2) Lavar criteriosamente em água limpa e corrente os vegetais folhosos (alface, escarola, agrião, etc.), folha a folha e as frutas e legumes, um a um; desfolhar as verduras.
4) Deixe de molho em uma bacia, com água purificada.
5) Enxágue, eliminando os resíduos flutuantes
6)Fazer o corte e montagem dos pratos com as mãos bem lavadas. E armazenar os vegetais limpos e secos guardados na geladeira, dentro de sacos plásticos próprios para o armazenamento de alimentos, até o momento de servi-los.

E não se esqueça, utilize a água do seu purificador também para preparar a sua comida!